Em entrevista coletiva, a Prefeitura também anunciou um Projeto de Lei com sanções mais rígidas a quem provocar danos ao patrimônio histórico

A partir do final da tarde desta terça-feira, será colocado em prática por vários órgãos da Prefeitura, o Plano de Demolição Controlada. O primeiro passo será a criação de um “raio de isolamento”, com interdição do estacionamento ao longo da avenida Daniel Jardim de Grisolia e na rua Tiradentes. Já na quarta (15/01), será feita a interdição total para veículos na região e fluxo controlado de pedestres. Toda movimentação e demais ações serão previamente informadas à população. 

A demolição controlada é alternativa mais viável para garantir que o colapso da estrutura não atinja o casarão vizinho ou coloque em risco a integridade de lojistas, moradores e pedestres no entorno. 

Paralelo ao processo judicial, o município também publicou, ainda nessa segunda-feira (13/01), um decreto para desapropriação do terreno do casarão. Isso para garantir que o espaço não seja utilizado para fins que estejam em desacordo com o Centro Histórico.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabira

Foto: Filipe Augusto/AcomPMI