Itabira – O presidente do Sindicato Metabase Itabira, André Viana, em entrevista coletiva no final da tarde desta quinta-feira, 21/05, esclareceu a atual situação do contágio de trabalhadores da Vale em testes realizados na empresa. A coletiva foi necessária tendo em vista as manifestações de diversas pessoas nas redes sociais com números imprecisos e não oficiais.
Inicialmente o presidente do sindicato demonstrou como é o fluxo de atendimento nos postos de testagem nas minas da empresa. André relembrou dizendo que “os postos de atendimentos possuem bioquímicos, equipe de enfermagem. Se acontecer de testar positivo, o funcionário será levado em veículo próprio para realizar o exame de Proteína C-Reativa (PCR) que é considerado o “padrão-ouro” no diagnóstico da COVID-19 e se caso confirmado, todo o protocolo será seguido, com o isolamento por 14 dias e providências necessárias em sua área de trabalho. Caso seja negativo, o será caminhado para sua área de trabalho.”
Em seguida apresentou os números obtidos até as 13 horas (21/05): “A empresa Vale realizou 642 testes nos trabalhadores. Foram verificados que 561 não apresentaram resultados positivos e foram encaminhados para o trabalho. Testaram positivo 81 trabalhadores, entre estes, 8 acusaram anticorpos IgG, ou seja, estão produzindo os anticorpos que conferem imunidade a longo prazo. Temos até agora, em apenas três dias de testes, 12,6% dos trabalhadores infectados com o vírus. Infelizmente, se a projeção continuar, no próximo ciclo de testes deveremos ter, cerca de 900 funcionários da Vale e das empresas terceirizadas infectados. Não quero ser alarmista, apenas precavido”, completou.
André frisou que se não fosse a insistência do Metabase exigindo os testes, a cidade poderia entrar numa situação caótica: “Em três dias de testes identificamos 81 pessoas infectadas. Ainda teremos mais de 3.000 pessoas que irão fazer as análises, já imaginou se não houvesse essa ação? Onde iríamos parar?” questionou o sindicalista.
Amanhã (22/05) a empresa vai atualizar as informações ao sindicato, que emitirá uma nova nota. O presidente lembrou que o Metabase Itabira está tomando todas as providências necessárias para assegurar qualidade de vida e saúde aos trabalhadores: “Estamos em parceria com o Ministério Público do Trabalho, com ações coordenadas; garantimos a prestação de assistência à saúde do infectado e sua família; estamos negociando a manutenção dos empregos e dos direitos adquiridos; cobrança incansável às cidades mineradoras; fiscalização intensa da atividade minerária e das bases representadas e cobrança diária do cumprimentos de todas as reivindicações enviadas anteriormente”.
André Viana, atual secretário da mesa diretora da Câmara de Itabira, ressaltou que está sendo montado pelo sindicato um plano de ações para casos críticos e paralisação de atividades da empresa. “O Metabase ressalta sua preocupação com os assintomáticos e com os aposentados e pensionistas, em sua grande maioria idosos e integrantes do grupo de risco proposto pelos órgãos de saúde, estamos atentos a tudo isso”, finalizou o presidente do Metabase.
Fonte: Sindicato Metabase Itabira/ Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação