A Gerdau lança o 1º Prêmio Germinar em Barão de Cocais e marca a expansão da iniciativa para o município, com o tema “A inovação na prática da Educação Ambiental”. A proposta é fomentar a educação ambiental em ONGs e instituições de ensino públicas e privadas na região. As inscrições ficam abertas até 3 de junho no site Prosas.

A premiação vai selecionar projetos de educação ambiental inovadores, que serão realizados pelos educadores com apoio de alunos, pais e comunidades. Podem se inscrever, por exemplo, iniciativas nas áreas de ecologia humana, educação patrimonial, iniciação à pesquisa, oficinas sustentáveis e economia circular, e tecnologia. Serão sete categorias contempladas: Categoria Sementinha, destinada à Educação Infantil; Categoria Raiz, voltada para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; e Categoria Flor, para o Ensino Especial e ONGs.

O processo de avaliação dos projetos concorrentes será atribuído pela Gerdau a uma Comissão Julgadora, formada por profissionais das áreas de Educação, Meio Ambiente, Pedagogia, Engenharia, Direito, Comunicação e Responsabilidade Social. A data e local da divulgação dos resultados estão em definição.

A empresa destinará a quantia total de R$ 22,5 mil reais para premiar as instituições vencedoras, que vão receber também um troféu. Cada projeto poderá receber até R$ 7,5 mil. Os vencedores terão um prazo de dois anos para o desenvolvimento do projeto, o que garante o fortalecimento da educação ambiental no cotidiano escolar.

De acordo com Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental do Gerdau Germinar, a atuação da empresa para promover a sustentabilidade tem sido fortalecida por meio das atividades do Programa Gerdau Germinar. “E quando falamos em inovação, acreditamos nas iniciativas que buscam soluções diferenciadas e criativas, as quais contribuirão para a educação ambiental e, consequentemente, na formação de uma geração mais consciente do seu papel na preservação do meio ambiente”.

Expansão

Prêmio Gerdau Germinar já está consolidado nos municípios do Alto Paraopeba (MG) onde a Gerdau também tem operação e, agora, tem o objetivo de transformar a realidade das escolas públicas e privadas em outras regiões próximas a outras plantas da empresa. Em 2021, a iniciativa foi ampliada para a unidade florestal da Gerdau, com sede em Três Marias (MG). E em paralelo à expansão para Barão de Cocais, marca presença também em Divinópolis.

“Agora, podemos levar o conhecimento adquirido para outras comunidades locais, e fazer da educação um importante instrumento de sensibilização e preservação do meio ambiente”, destaca Montebrune. 

Serviço – 1º Prêmio Gerdau Germinar – Barão de Cocais

Inscrições pelo site: Prosas.

Municípios: Barão de Cocais e região

Público: ONGs e instituições de ensino públicas e privadas.

Período: 02/05 a 03/06.

Investimento: Gratuito

Fonte: Assessoria Gerdau