A Prefeitura de Itabira inaugurou nesta terça-feira (2) um espaço exclusivo para as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS). No local, além das atividades já existentes no município – Auriculoterapia, Lian Gong, Meditação e Biodança -, o Espaço PICS contará com a inclusão das práticas de Acupuntura, Yoga, Shantala, Aromaterapia, Reiki e atendimento sistêmico com base na Constelação Familiar.

“Um dos nossos compromissos é o de ampliar as práticas integrativas complementares. Estamos fazendo isso hoje com a inauguração deste espaço e, com isso, Itabira segue mais uma vez sendo exemplo para a nossa região. Estamos no rumo de implementar as práticas em Itabira e ter isso como uma rotina, de forma mais expansiva. Hoje é só uma janelinha que se abre para um futuro que pensa na população não apenas para curar doenças e tratar as pessoas nos hospitais, mas para evitar que elas cheguem até lá”, disse a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages.

A proposta do Espaço PICS é trabalhar na prevenção, promoção e recuperação da saúde da população. Há tempos a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha para a implantação de novas práticas e do local adequado para receber os usuários. No novo espaço, o foco está na prevenção dos males que afetam a saúde física dos indivíduos, levando em conta todas as possibilidades que as PICS proporcionam para a assistência em saúde.

Brasil

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a implantação, o acesso dos usuários tem crescido em Itabira. Em 2021, foi sancionada em Itabira a Lei n° 5335, que instituiu o “Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares” no âmbito do Sistema Único de Saúde do município.

“Estamos proporcionando, a partir de agora, práticas que não eram disponíveis na rede pública de saúde. Essa é a Itabira que avança. Nosso governo está avançando na saúde mental, atendendo melhor a população, mas avançamos principalmente na saúde primária. As PICS nada mais são que a atenção ao indivíduo antes dele adoecer. São práticas que esse espaço maravilhoso vai oferecer para a nossa população. E essa é a tese do governo, o conceito que estamos trabalhando: não esperar o cidadão adoecer para cuidar dele. Claro que vamos cuidar depois que adoecer. Mas temos que entender que temos que intensificar e investir mais na saúde mental e preventiva para que ele, antes de adoecer, tenha uma assistência, um tratamento e atenção do nosso sistema de saúde”, declarou o prefeito Marco Antônio Lage.

Investimento em Saúde

Sobre novidades e investimentos na saúde, o prefeito lembrou que a gestão municipal está ampliando a atenção às unidades básicas, com reformas, ocupação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para ampliação do atendimento, “com mais médicos e outros profissionais de saúde, e além de tudo, remodelando geograficamente, as instalações dos PSF, com novas unidades e com a reforma daquelas que já existem”.

Mesmo com o novo espaço, as PICS que são realizadas nos diversos pontos de Itabira (unidades de saúde, praça Acrísio Alvarenga e no bairro Praia) serão mantidas. Todos os instrutores são servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), especializados nas modalidades que ministram, além de apresentarem experiência e qualidade técnica.

A enfermeira, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e profissional das PICS, Luciana Oliveira Constâncio, lembrou que as práticas são utilizadas no mundo inteiro para garantir às pessoas condições de bem-estar físico, mental e social como fatores condicionantes e determinantes de saúde, utilizadas com eficácia, qualidade, uso racional, acesso e abordagem necessária de forma integral e dinâmica do processo saúde-doença no ser humano e na sociedade para completar as ações de integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Sabemos que, com essas práticas, é possível atuar na prevenção de agravos, na promoção, manutenção e recuperação da saúde, tendo por base um modelo de atuação humanizada e centrada na integridade do indivíduo”.

Quem também ressaltou a importância da saúde e das práticas complementares foi o médico nefrologista e vice-prefeito de Itabira, Marco Antônio Gomes. Ele confirmou que “a definição de saúde é o bem-estar físico, psíquico e social” e ressaltou a necessidade das pessoas entenderem que as PICS são complementares ao tratamento científico das doenças.

“Como médico, nos baseamos sempre nos dados científicos. No entanto, existem práticas que são louváveis. As PICS são uma alternativa. Mas, não devemos nunca nos afastar e deixar que a doença venha a ser prolongada ou piorada. As PICS são práticas integradas, mas não podem atrasar o tratamento. As práticas são alternativas que devem ser alinhadas ao tratamento convencional. E assim, com a implantação de novas práticas e ampliação do serviço, a Prefeitura abre mais um leque nos cuidados primários”, explicou o vice-prefeito”.

A nova unidade de saúde pública será na rua Nossa Senhora da Piedade, 32, bairro Campestre. Para ser atendido no Espaço PICS, o usuário deverá procurar sua unidade básica de saúde (UBS) de referência para encaminhamento. Outras informações pelo telefone (31) 3839-2648.

Em tempo

O Espaço PICS compartilha o mesmo imóvel do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi). A casa é ampla, confortável e segura. O Espaço PICS ocupa três salas – dois consultórios e uma recepção – e o pátio. Durante a inauguração do espaço, Clarissa Lages ressaltou os trabalhos da Prefeitura de Itabira para a melhoria dos serviços públicos de saúde em favor da população.

“Lembro que estamos começando hoje o mês da luta antimanicomial. Este é outro dos nossos compromissos: melhorar a qualidade dos nossos serviços, e consequentemente dos atendimentos aos nossos pacientes. Esta casa é um exemplo disso. Temos o Capsi hoje alocado em um local muito mais confortável e seguro para os usuários. Além disso, temos uma proposta de reforma para o Caps Adulto. Nos próximos dias mudaremos o serviço da atual sede para fazer a reforma que precisamos. E ainda, adquirimos uma casa onde será implantado o serviço de residência terapêutica. Também estamos pleiteando a habilitação de um Caps III, onde conseguiremos ter dormitórios para nossos pacientes”, declarou a secretária municipal de Saúde.

Saiba mais

As Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em doenças crônicas.

Os atendimentos são gratuitos e começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), evidências têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Vale ressaltar que as PICS não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

Por Gisele Diniz