A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipal, realizará, na próxima quinta-feira (04/03), por volta de 10h, o comissionamento do sistema de sirenes das barragens do Complexo de Itabira. O procedimento é preventivo e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento dos equipamentos, em cumprimento à legislação vigente.
O som poderá ser ouvido em maior intensidade nas áreas operacionais da empresa e em regiões próximas às estruturas. As autoridades competentes e a população já foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro. Após este primeiro acionamento, a Vale manterá uma rotina mensal de testes de sirenes, todo dia 4, por volta das 10h, quando o som passará a ser de música clássica.
A escolha data é alinhada com a Defesa Civil estadual, e em Itabira ficou decidido que o teste será feito no dia 04 de todo mês. O primeiro teste tem o som real da sirene, mas antes é executada uma mensagem falada. Nos testes mensais posteriores será executada música apenas para conferir o funcionamento do equipamento.
A atividade faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Antes de seu início, será emitida uma mensagem, reforçando que se trata de um teste.
As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.
Foto: Élcio Paraíso/ Vale