Cavalhada é celebrada há 84 anos e é o primeiro patrimônio imaterial da cidade
Nos últimos dias, o distrito de Brumal foi tomado pelo público para a celebração do primeiro patrimônio imaterial de Santa Bárbara, a Cavalhada de Brumal, evento que neste ano chegou a sua 84ª edição. A festa foi realizada do dia 23 de junho ao dia 2 de julho e contou com uma programação recheada de muita música, fé e gastronomia.
Programação cultural
A programação cultural começou na sexta-feira (30), com o show da artista de Brumal Jordiana Batista. Logo após quem comandou a festa foi a dupla Washington e Waldomiro, que levantaram o público com muita música boa.
Já no domingo (2), último dia de evento, quem agitou o público foi a dupla Sérgio Augusto e Bruno, que cantou vários sucessos que emocionaram o grande público presente no encerramento da tradicional Cavalhada.
No sábado, 1º de julho, quem abriu o segundo dia de festa foi o DJ Kennin, colocando todos para dançar ao som de sucessos nacionais e internacionais. E, para encerrar a noite de sábado, tivemos a atração de renome nacional Luiza Martins, dona do hit Sextou com S de Saudade.
Programação religiosa
A programação dedicada à fé da população começou na sexta-feira, 23 de junho, com o terço e a novena. No sábado (24), foi a vez da carreata de Santo Amaro, que percorreu as comunidades do curato.
Na chegada, foi realizada a benção dos veículos participantes e, para encerrar a programação de sábado, foi celebrada uma missa com a participação das comunidades vizinhas.
Já no dia 1º de julho, último dia da novena, tivemos uma missa realizada na quadra de Brumal. No domingo (2), dia da grande festa em homenagem a Santo Amaro, a programação começou bem cedo, com a alvorada.
Às 9h, foi realizada a missa em acolhimento aos romeiros e, logo depois, uma eucaristia. Em seguida, houve uma procissão em homenagem a Santo Amaro. Às 17h, teve início ao momento mais esperado de toda a comemoração: a tradicional Cavalhada, coroada com um grande show pirotécnico, emocionando o público e mantendo uma tradição de 84 anos.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Santa Bárbara