A campanha de vacinação antirrábica em Itabira terá dois dias D, o primeiro no dia 14/09 e o próximo agendado para 28/09. No entanto, durante a semana, os pets podem ser vacinados na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 16h.
Neste sábado (14/09), primeiro dia D da campanha de vacinação antirrábica, as equipes de saúde estarão divididas em várias localidades, das 8h às 17 horas. Nesta data, a Prefeitura de Itabira disponibilizará 31 pontos para a imunização de cães e gatos. Outra novidade é que este ano a população contará com dois dias D; o próximo será no sábado (28/09). Além disso, os pets podem ser vacinados durante os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Locais de vacinação:
Nos dias D, os tutores poderão vacinar os animais nas unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Campestre, Gabiroba de Cima, Gabiroba de Baixo, Água Fresca, Barreiro, Santa Ruth, Machado/ João XXIII, Bethânia, Areão/ Amazonas, Nova Vista, Eldorado, Pará, Praia (I e II); associações de moradores dos bairros Amazonas, Vila São Joaquim e Pedreira; escolas municipais Virgílio Gazire, Didi Andrade, Inês Torres, Matilde Menezes e Américo Gianetti; Combem; sede da Itaurb, no bairro Panorama; Igreja Divino Espírito Santo, no Ribeira de Cima; quadra de esportes, no Fênix; Venda do Ouro e CRAS (Pedreira); Bar do Daniel (Gabiroba); sede da SMS (Campestre) e CEAE (avenida João Pinheiro).
Em tempo
A raiva é uma doença que não está erradicada e quando acomete o animal ou o homem tem uma probabilidade de 99,9% de óbito, mesmo quando tratada. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que compromete o sistema nervoso do homem quando contaminado.
A zoonose é infecciosa viral incurável e afeta, especialmente, os animais mamíferos. Propaga-se principalmente em contato com a saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados.
Como proceder caso seja atacado por um animal, mesmo se o mesmo for vacinado:
– lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
– procurar com urgência o serviço de saúde;
– deixar o animal em observação durante dez dias para que possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva e procurar a ajuda de um veterinário;
– continuar oferecendo água e alimentação ao animal e deixá-lo em local seguro e adequado para que não fuja ou ataque outras pessoas e animais;
– caso o animal adoeça, morra, desapareça ou mude de comportamento, é necessário procurar imediatamente os serviços de saúde;
– não interromper jamais a vacina antirrábica humana sem ordem médica.