São Paulo, 30 de maio de 2022 – O aço Gerdau faz parte da história da cidade de São Paulo e, também,
será parte essencial do The Town, o mais novo festival de música, arte e cultura promovido pela Rock
World que estreia dia 2 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Mais de 300
toneladas de aço Gerdau 100% reciclável serão usadas para moldar estruturas fixas e temporárias,
incluindo equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do autódromo. O
anúncio foi feito em São Paulo (SP), na manhã desta terça-feira (30), em evento que reuniu jornalistas,
influenciadores e convidados, com a participação de Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, Luis Justo, CEO
da Rock World, Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer, da Rock World, Edu Lyra, CEO e
Fundador da Gerando Falcões e a cantora IZA.
A artista, anunciada como embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town, se
apresentará no festival dia 10 de setembro. Na ocasião, a cantora fez um pocket show acompanhada da
Orquestra da Sucata, um projeto social de grupo apoiado pela Gerdau. A Orquestra de Sucata é uma
iniciativa que, desde 2015, une música e reciclagem, envolvendo crianças e jovens em uma atmosfera
cultural em que busca refletir sobre as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade. Com seus
instrumentos feitos de sucata e materiais recicláveis, a Orquestra desenvolve músicas autorais cantadas
e instrumentais, trazendo em suas melodias a importância da preservação do meio ambiente e do
consumo consciente. A apresentação foi transmitida pelo www.GerdauNoTheTown.com.br
As cerca de 330 toneladas de aço Gerdau (o equivalente a mais de 400 carros populares) utilizadas em
estruturas fixas e temporárias são infinitamente recicláveis. A Gerdau é a maior recicladora de sucata
da América Latina e produz aço emitindo menos da metade da média mundial de gases de efeito estufa
em relação ao setor de aço. Além disso, é um produto versátil, flexível e com todas as características
necessárias para uma construção rápida e segura. “Estamos orgulhosos em levar o aço Gerdau 100%
para o maior festival de música da história de São Paulo, reforçando o nosso compromisso em construir
um futuro ainda mais sustentável e impactar positivamente as regiões em que atuamos. O mesmo aço
que tem um papel essencial na geração de empregos e renda e faz parte das soluções aos desafios de
construção, mobilidade e sustentabilidade do mundo também estará presente em um dos espaços mais
simbólicos da capital paulista, o Autódromo de Interlagos”, explica o diretor-presidente (CEO) da
Gerdau, Gustavo Werneck.
“Fico feliz em me unir à Gerdau em uma iniciativa com essa grandiosidade e esse potencial de impacto.
A música já me levou a lugares muito especiais. E hoje, a partir deste projeto, estou realizando mais um
sonho: representar o esforço e a dedicação de brasileiros tão especiais que, por meio de seu trabalho,
traduzem o conceito de sustentabilidade na prática”, celebra a cantora IZA, referindo-se aos mais de 1 milhão de catadores, catadoras e outros atores que participam da cadeia de reciclagem de aço da
Gerdau.
A escolha da Gerdau como parceira do The Town leva em conta aspectos de sustentabilidade e
inovação. O aço que moldará o novo festival em São Paulo resulta de um processo que também engloba
a reciclagem de sucata ferrosa, que envolve mais de um milhão de pessoas, incluindo catadores e
cooperativas. A reciclagem, baseada no conceito da economia circular, tem efeitos positivos na
mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão
de gases de efeito estufa.

A história da Gerdau com a Rock World, empresa que promove o The Town e o Rock in Rio, começou no
ano passado, na edição 2022 do Rock in Rio Brasil. Mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável
fizeram parte da construção da cenografia do Palco Mundo, o maior da história do festival. Lá, se
apresentaram atrações nacionais e internacionais em mais 9 dias de evento, incluindo a cantora IZA.


“Nós, do The Town, temos o grande privilégio de escolher parceiros com os mesmos valores que os
nossos e a Gerdau é um deles. Nossa parceria começou no ano passado, no Rock in Rio de 2022, quando
a marca nos ajudou a erguer o maior palco que já fizemos na história do Rock in Rio. Para o The Town,
essa é uma parceria que vai além da música. É uma conexão por um mundo melhor. E ela começa muito
antes do festival de acontecer. No início deste ano demos passo importante na história do festival
quando firmamos uma parceria inédita por meio do Favela 3D que já está transformando vidas. Dentro
da Cidade da Música, a parceria da Gerdau será fundamental para nós com o fornecimento de 330
toneladas de aço reciclável que serão usadas em diversas estruturas que vão compor todo o espaço.
Estamos muito felizes e honrados de estar construindo um projeto mágico com a Gerdau – um parceiro
que sonha junto com a gente e está conectado ao nosso propósito – para o maior festival que São Paulo
já recebeu”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World.

Produto Social
Outra novidade detalhada no evento foi o lançamento do chaveiro Gerdau e Gerando Falcões, um
produto social que será vendido durante o festival The Town. Produzido a partir de aço Gerdau 100%
reciclável, o chaveiro representa a Favela do Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo. Toda a
renda gerada a partir da sua venda será revertida para projetos de desenvolvimento da comunidade. É
de lá também o biscoito polvilho servido para todos os presentes.

“O Favela 3D tem como prioridade levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil,
promovendo a transformação total do território, e é um grande orgulho para nós receber o apoio de
Gerdau e The Town para a superação da pobreza na Favela Haiti”, explica Edu Lyra, CEO e Fundador da
Gerando Falcões.
“Estamos muito felizes em contribuir com um projeto que impactará de forma transversal e positiva a
vida de 290 famílias que moram na Favela do Haiti, o que reforça o compromisso da Gerdau de ser parte
das soluções aos desafios da sociedade, como a questão da habitação, que é um dos pilares estratégicos
da nossa atuação social. Mas cabe destacar que o produto social é apenas uma parte de uma ação
muito maior”, afirma Werneck. Ao lado da ONG Gerando Falcões, The Town, Fundação Grupo
Volkswagen e Vozes da Periferia, a Gerdau, parceira da Gerando Falcões em outras regiões do País, é
uma das apoiadoras do projeto Favela 3D, que impactará a Favela do Haiti. A iniciativa busca promover
o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e
acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau
Foto: BS Fotografias