Ações culturais e educacionais serão realizadas neste fim de semana, por meio de parceria entre Assembleia de Minas e Ministério Público
Barão de Cocais é a segunda parada da caravana do Projeto Encontro. A maratona de ações ambientais, educativas e culturais gratuitas será nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo), no Santuário São João Batista e na Praça da Lagoa (veja programação completa abaixo).
A ação, desenvolvida em parceria pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), marca os cinco anos de promulgação da Lei 23.291, de 2019, conhecida por Mar de Lama Nunca Mais, e é voltada para as comunidades atingidas por barragens no Estado.
Diversas atrações artísticas estão previstas. A programação personalizada, construída a partir da escuta à sociedade, inclui o Projeto Moradores, do coletivo NITRO+Alicate. Trata-se de um movimento de ocupação urbana que registra as pessoas da cidade com fotos, vídeos e depoimentos e transforma esse material em diferentes conteúdos multimídia.
No sábado, haverá a exibição de um filme do projeto. No domingo, uma exposição montada na Praça da Lagoa. Para esse mesmo dia, além de fanfarra da cultura popular, forró ao vivo e hip hop, está prevista a apresentação teatral do Grupo Maria Cutia com o espetáculo “Auto da Compadecida”.
A mascote do projeto, a kombi retrô customizada, estará em Barão de Cocais para atendimento de dúvidas e distribuição de materiais informativos. Sua identidade visual traz ícones e símbolos regionais como as cachoeiras e veredas, o trem e os coretos, o lobo-guará e a seriema, a religiosidade e a diversidade das manifestações culturais.
Siga a caravana
Lançado em Belo Horizonte, o Projeto Encontro já passou por Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e, depois de Barão de Cocais, chegará a Igarapé, Itatiaiuçu (ambas na Região Metropolitana da Capital) e Mariana (Região Central). Ele é realizado com recursos de medidas compensatórias ambientais direcionados pelos Promotores de Justiça do MPMG. O perfil do projeto no Instagram é @projetoencontromg.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), ressalta que a iniciativa pretende levar informação e serviços a essas comunidades, de forma lúdica. “Promover o acesso a cultura, saúde, lazer e esporte é papel fundamental do Poder Público, que deve buscar cada vez mais se aproximar e levar resultados concretos para o cidadão”, afirma.
Já o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, destaca que o objetivo do projeto é “promover os laços sociais, o convívio comunitário e o respeito ao meio ambiente, de modo a fortalecer o senso de pertencimento e autoestima dessas populações, que vêm enfrentando grandes desafios”.
Confira a programação
13 de abril (sábado) – Santuário São João Batista
(Em caso de chuva, o evento será transferido para a Câmara Municipal de Barão de Cocais)
18 horas – Abertura
19 horas – Exibição do filme “Moradores – Barão de Cocais” / varal fotográfico Moradores Barão de Cocais / apresentação da Banda de Música Santa Cecília / quitandeiras “Detentoras do Saber” e distribuição de pipoca
14 de abril (domingo) – Praça da Lagoa
8 horas – Caminhada: saída da Praça da Lagoa até a Cachoeira Água Fria (3 km)
9 horas – Aula de Zumba, com Lucas Jezz
9 às 12 horas – Atendimento para abertura de MEI / Rua de Lazer, com Grupo Atrás do Pano
9 às 16 horas – Serviços oferecidos gratuitamente à população (Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros de MG, Resgate Voluntário, cabeleireiro/corte & trança, distribuição de pipoca e algodão doce)
9 às 19 horas – Exposição “Moradores – Barão de Cocais” / Feira de alimentação e artesanato
9h30 às 11h30 – Autocuidado e criatividade: roda de conversa e oficina de velas. Parceria: CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento
10 horas – Kombi Literária: Contação de Histórias Infantis, com Paula Renata
11h30 às 13 horas – Forró ao vivo, com Trio Raiz
13 às 15 horas – Slackline, com Drope Slack
13 horas – Fanfarra Sintonia Ritmada São Benedito, com participação especial do Bonecão da Maria Jumenta
14 horas – Contação de Histórias Infantis, com Paula Renata
14 horas – Autocuidado e saúde da mulher – roda de conversa e oficina de tinta de terra. Parceria: CPCD
15h30 às 17h30 – Palco Hip Hop Conexões
16h30 – Contação de Histórias Infantil, com Quintal da Guegué
17h30 – Espetáculo “Auto da Compadecida”, com Grupo Maria Cutia
Fonte: Assessoria ALMG
Foto: Luiz Santana