As cirurgias para tratamento da catarata serão reiniciadas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Itabira informa que não haverá mutirões, mas os agendamentos serão feitos ao longo da semana. Para agilizar o atendimento, as cirurgias acontecerão inclusive aos sábados e domingos.
Segundo a superintendente de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernanda Maria dos Santos Ferreira, 72 pacientes tiveram o procedimento desmarcado quando a cidade estava na Onda Roxa do programa Minas Consciente e 85 estão na fila de espera. “Eles estão refazendo o risco cirúrgico para que as cirurgias sejam agendadas. Primeiramente, serão chamados aqueles que estavam com data marcada na época da Onda Roxa e, depois, daremos andamento na fila de espera”, explicou.
Ela acrescentou que as cirurgias de catarata serão realizadas por três oftalmologistas do HMCC e os pacientes são liberados no mesmo dia. A previsão é de que sejam realizados 150 procedimentos por mês. Ressalta-se que todos os protocolos para prevenção da Covid-19 serão observados durante os atendimentos.
“Quem suspeita que está com a doença e não está na lista de espera, deve procurar uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF). O médico fará a avaliação e encaminhará para o oftalmologista, dando início ao processo”, concluiu.