As Defesas Civis estadual e dos municípios de Itabira e Santa Maria de Itabira realizam neste sábado (21), às 15h, um simulado de emergência com barragens. Segundo a mineradora Vale, que apoia a atividade, serão abrangidas cerca de 540 pessoas que residem em 201 imóveis na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e na Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira. No total, há 17 sirenes e 48 pontos de encontro nessas áreas do sistema Itabira Norte.

A medida de caráter preventivo faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e busca orientar os moradores sobre como proceder em casos de emergência. O som real de sirenes será ativado. Haverá mensagem de voz alertando que se trata de um simulado e que as comunidades devem utilizar as rotas de fuga sinalizadas rumo aos pontos de encontro. Funcionários de empresas que trabalham nas ZAS também são orientados a participar da atividade. Serão adotadas as medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19.

Em Itabira, o simulado abrangerá 245 pessoas, 107 edificações e 199 animais mapeados das comunidades de Borrachudo, Gaspar, Morro Santo Antônio, São Pedro, Padres e Rocinha. Em Santa Maria de Itabira, será direcionado àqueles que residem nas comunidades Chácara, Cordeiros, Córrego da Lage, Flor do Vale, Gaspar, Morro Queimado e Soares.

“Nos últimos três meses, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) Itabira trabalhou junto com a Vale: fizemos abordagens diretamente nas casas, levando panfletos e informações. Nos últimos 15 dias, intensificamos esse trabalho. Buscamos essa participação das pessoas para que o simulado seja o mais próximo de uma situação real, para que estejamos preparados em caso de necessidade. Temos o objetivo de desenvolver a cultura na população de como proceder em caso de emergência envolvendo barragens”, disse a coordenadora da Compdec Itabira, Nilma Maria Macieira de Castro.

Como medida preventiva, haverá interdição temporária do trânsito em algumas vias das 15h às 16h, mas os veículos de emergência serão liberados normalmente. Quem utiliza o aplicativo Waze visualizará os bloqueios que ocorrerão nos seguintes locais:

Itabira

– MGC-120 – que liga Itabira a Santa Maria de Itabira

– MG-462 – que liga Itabira a Santa Maria de Itabira

– AMG-900 – 1240 sentido Senhora do Carmo

– AMG-900 – 1240 sentido Ipoema

– Estrada vicinal sentido barragem Borrachudo II

– Estrada vicinal de acesso à comunidade São Pedro

– Estrada vicinal sentido à comunidade Morro Santo Antônio

– Estrada vicinal de acesso à comunidade dos Padres

– Estrada vicinal de acesso ao bairro Pedreira

– Estrada próxima à entrada do aterro sanitário de Itabira

– Estrada vicinal de acesso à barragem Alcindo Vieira

– Estrada vicinal de acesso à barragem Jirau

Santa Maria de Itabira

– MGC-120 – Próximo à comunidade Soares

– Estrada vicinal sentido à comunidade Gaspar

– Estradas vicinais na comunidade Córrego da Lage

– Estrada vicinal sentido ao Morro Santo Antônio

– Estrada vicinal de acesso à comunidade Cordeiro

– Estrada vicinal sentido à comunidade Soares

A atividade contará também com o apoio do Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Minas Gerais, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), além das polícias Civil, Militar e Rodoviária. A Prefeitura de Itabira também oferecerá apoio por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 039 6010.

Segurança das barragens

A Vale ressalta que não houve alteração na condição de segurança das estruturas situadas no eixo Itabira Norte. As barragens Borrachudo, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população.

Fonte: Comunicação da Prefeitura de Itabira