A programação do primeito domingo do 48º Festival de Inverno de Itabira se inicia a partir das 14 horas, para todas as faixas etárias, na Praça do Areão. Haverá contação de histórias, com grupo Pipoquinhas; intervenção cultural (Poesia Itinerante); ambientação sonora, por DJ Krost; e apresentação do músico itabirano Rafael Formiga, com o show “Em nosso samba”.
Quem encerra o segundo dia do 48º Festival de Inverno de Itabira é o tradicional grupo de samba carioca Fundo de Quintal. Lançado na década de 1970, o grupo apresentou grandes nomes do samba brasileiro, como Jorge Aragão, Bira Presidente, Neoci, Almir Guineto, Sombrinha, Arlindo Cruz e Cleber Augusto.
O Fundo de Quintal também é conhecido por revolucionar muitos aspectos do universo do samba, com uma renovada linguagem musical fundamentada na tradição do estilo partido alto. Os músicos do grupo também introduziram nas rodas de samba os instrumentos tantã, repique de mão e banjo de quatro cordas, resultando em grandes inovações harmônicas e percussivas no gênero musical.
O Festival começou ontem (25/06), o maior evento cultural do município aposta em uma programação vibrante, diversificada e descentralizada. A abertura foi realizada no Memorial Carlos Drummond de Andrade com a exposição “Drummond: vida em obra”, que marca também o início das comemorações pelos 120 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade. Com ambientação cênica e autômatos de Agnaldo Pinho e curadoria de Pedro Drummond, neto do poeta, a exposição será de longa duração.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabira