A deputada estadual Beatriz Cerqueira e o deputado federal Rogério Correia protocolaram nesta segunda-feira, 22, ofício junto ao Procurador Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Jarbas Soares Júnior, solicitando que a Prefeitura de Coronel Fabriciano cumpra, em caráter de urgência, as determinações do Protocolo da Onda Roxa previstas pelo Comitê Extraordinário da COVID-19.

No dia 16 de março, após o anúncio do Governo do Estado sobre a reclassificação dos Municípios na Onda Roxa, para conter o contágio, o colapso do sistema de saúde, a superlotação de leitos e a falta de respiradores e de vacinação massiva, a Prefeitura informou que não seguiria as medidas restritivas.

Os deputados alertam que, ao manter a prestação de serviços públicos não essenciais e atividades comerciais e religiosas, a administração coloca em risco a vida de toda a população no momento mais crítico da pandemia. Segundo dados da dados da Secretaria de Estado de Saúde do último dia 19, os hospitais e unidades de saúde de Fabriciano contavam com 85% dos leitos de UTI e enfermaria para COVID-19 ocupados e o Vale do Aço já estava com 99,79% de leitos ocupados.