A história da menina Maria, que se vê apaixonada pelo Teatro de Bonecos inspirada pelo legado e tradições de sua família, é contada no espetáculo Mamulenga que estará em cartaz no Memorial Vale nos dias 19 e 20 de julho, quarta e quinta-feira, às 16h. A peça, do Grupo Girino, é um mergulho na brasilidade, com ritmos, estética e referências que apresentam um repertório cênico musical que valoriza raízes e identidade. O espetáculo integra o projeto Eu, criança no museu do Memorial Vale e tera retirada de ingressos gratuitos 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação).

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Mamulenga tem trilha sonora original que utiliza instrumentos de percussão, violão, sanfona, flauta, rabeca, marimbau e xilofone. Todo o repertório é executado ao vivo, proporcionando uma riqueza sonora singular a partir da originalidade do texto e das composições. Essa é a décima quarta montagem do Grupo Girino, dirigida por Tiago Almeida que também assina a dramaturgia ao lado de Fernando Limoeiro, premiado diretor e dramaturgo que celebra 40 anos de trajetória no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

Construída a partir do Teatro de Bonecos de Mamulengo e técnicas mistas contemporâneas, a peça conta com elenco composto por multiartistas que através da atuação, manipulação de bonecos e musicalidade apresentam diversos elementos cênicos, visuais e sonoros.

O Teatro de Mamulengo faz parte do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, manifestação cultural e popular, tipicamente brasileira, considerada patrimônio imaterial pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A origem do nome Mamulengo se refere à mão molenga, ideal para dar movimentos rápidos ao fantoche.

Grupo Girino

Companhia que desenvolve projetos culturais, educativos e audiovisuais. Há 17 anos se dedica aos processos e pesquisas nas múltiplas técnicas do Teatro de Bonecos e Animação. Com 14 espetáculos em repertório, circulou por centenas de festivais nacionais e internacionais. Desde 2012, realiza o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura, a publicação da revista Anima e o Mapeamento do Teatro em Miniatura, se destacando como um dos maiores difusores dessas técnicas.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Fonte: Assessoria Memorial Vale

Foto: Glenio Campreghe