Nos meses de maio e junho, o Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (CREADS) receberá 1.000 alunos de escolas públicas de Ouro Preto e região, para a realização de atividades de Educação Ambiental e Patrimonial. Localizado na sede da Fazenda Engenho d’Agua, em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, a atividade integra o Programa ECONHECENDO AS TRILHAS, que vem sendo desenvolvido há 20 anos pelo Centro de Referência.

Os alunos terão a oportunidade de participar, na sede do CREADS, de um roteiro pedagógico completo que compõe o Programa ECONHECENDO AS TRILHAS. As atividades incluem o circuito da horta e dos criatórios – projeto Faunativa, projeto Concervo, projeto Revoadas, cachoeira D’Ajuda, rota dos biomas, jardim sensorial, estação meteorológica, estação de estudos e demonstração de energias alternativas renováveis, canteiro de Saberes e Sabores, consumo consciente, Espaço Lazer Ecológico, educação patrimonial, formação de um meliponário, formação de uma compostagem, prevenção e combate a incêndios florestais, reciclagem de resíduos, dentre outros.

Para o diretor de Relações Institucionais do CREADS, José Geraldo Rivelli, a educação ambiental desempenha um papel crucial na formação das crianças. “Nosso trabalho foca no desenvolvimento de uma consciência ambiental para essas crianças terem contato com a natureza e compreenderem a importância da conservação dos recursos naturais, da proteção da biodiversidade, do combate à poluição e diversos outros fatores que afetam o meio ambiente”, disse.

Reconhecimento

Este ano, o Programa ECONHECENDO AS TRILHAS ganhou o Prêmio Hugo Werneck, da Revista Ecológico, como o melhor exemplo em Educação Ambiental.

Nos dias 23 de maio, o CREADS receberá a visita do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo e da vice-prefeita, Regina Braga; do procurador do MPMG, Dr. Edson Ribeiro Baeta; do promotor do MPMG, Dr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA); do promotor do MPMG da Comarca de Ouro Preto, Dr. Lucas Pardini Gonçalves, e da equipe de coordenação do Cemais/Plataforma Semente.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) celebrou o Termo de Compromisso com o CREADS, em parceria com a organização CeMais, para a execução das atividades de Educação Ambiental.A partir deste acordo, todo o trabalho executado dentro do projeto será monitorado pela equipe técnica da plataforma Semente (site.sementemg.org), o que garante mais segurança jurídica e transparência no uso dos recursos aplicados.

A segunda etapa do Programa será em 2024, também nos meses de maio e junho, com a participação de mais 1.000 alunos da rede pública de ensino da cidade de Ouro Preto e região. No total, 2.000 alunos receberão orientações de Educação Ambiental.

Na conclusão, serão plantadas mudas de candeia contribuindo assim para neutralizar a emissão de CO2 no meio ambiente.

O Programa ECONHECENDO AS TRILHAS conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Assessoria de imprensa CREADS