Na noite desta terça-feira 8 de março o Dia Internacional das Mulheres, e também “Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher” instituído pela ONU em 1999, a prefeitura de Itabira somou à sua equipe de secretariado três novas responsáveis, Laura Souza pela Secretaria Municipal de Educação, Nádia Sales Secretaria Municipal de Auditoria Interna e Controladoria e Nélia Cunha pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

As novas secretárias em seus discursos destacaram a importância da data e da mulher na sociedade em geral, além de firmar os compromissos específicos com as respectivas pastas.

Em seu discurso, Laura Souza citou Paulo Freire para iniciar a fala com o trecho que diz:  “a arma mais poderosa para diminuir a enorme distância que separa aqueles que têm, daqueles que não tem oportunidades” e destacou a importância da educação na primeira infância nas creches e primeiros anos escolares.  A nova secretária de Educação Laura Souza comentou os ataques que recebeu por liderança partidária da cidade:

“Não poderia deixar de citar aqui hoje os ataques homofóbicos cruéis de que fui alvo nos últimos dias, mas eu não quero fazer dessa noite palco para esses ataques,  que só me fizeram ter ainda mais vontade de abraçar com todas as minhas forças o desafio de elevar a educação itabirana aos mais altos patamares de qualidade e relevância.”

Laura acrescentou que estava agradecida pela solidariedade de grande parte da sociedade itabirana por inúmeras mensagens de apoio e ligações amigas, de pessoas de diversas idades e profissões e também políticos das esferas municipal, estadual e federal.

Nádia Sales, a nova secretária Municipal de Auditoria Interna e Controladoria, expressou a satisfação pelo fato de  mais três secretárias somarem a partir de agora em uma equipe onde a mão feminina já impacta a gestão do governo atual. Nádia firmou compromisso  em implantar um grande pacto para transparência na gestão do município.

Nádia Sales, a nova secretária Municipal de Auditoria Interna e Controladoria discursa

Nélia Cunha a secretária Municipal de Assistência Social empossada hoje, destacou a importância de ser uma mulher responsável pela pasta e de que é possível as mulheres e os profissionais da Assistência Social ocuparem os espaços administrativos. Nélia usou sua fala também para expressar seu desejo de que em conjunto com o governo, as autoridades e a comunidade itabirana, a sua gestão possa auxiliar na emancipação das famílias atendidas pelos serviços de assistência social.

A primeira-dama de Itabira também discursou, Raquell Guimarães destacou como o machismo e racismo podem ser naturalizados e normalizados, mas por outro lado o fato de a nova secretária Laura ter recebido mensagens de amor de vários lugares do Brasil, após ataques de discurso de ódio, significa que pode se ter esperança. Raquell também disse acreditar que a justiça é um mecanismo para conscientizar cada cidadão a refletir sobre as consequências dos seus atos, que leis conselhos e agências são necessárias para garantir que “as novas políticas públicas tomem lugar de práticas reácionárias e violentas impostas por mentes atrasadas” afirmou a primeira-dama.

O prefeito Marco Antônio encerrou a noite com seu discurso onde destacou que apesar das adversidades enfrentadas ele acredita que o seu governo, denominado por ele como técnico, irá triunfar sobre os problemas que a cidade enfrenta atualmente. Assim como a adversidade enfrentada política que se criou ao nomear Laura Souza foi superada, “eu tinha certeza que essas adversidades, iriam ser superados porque eu sempre acreditei que Itabira é uma cidade acolhedora e progressista.”

O evento realizado no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade contou com a presença de membros do executivo representado pelo prefeito Marco Antônio Lage e o vice- prefeito Marco Antônio Gomes, além das demais secretárias municipais que exercem a função atualmente, Luciana Sampaio secretária municipal de Saúde,Natália Lacerda de Esporte, Lazer e Turismo, Patrícia Guerra de Planejamento e Gestão, Karina Lobo diretora-presidente do Saae, Ana Maria Soares Pena interinamente responsável pela secretaria de Agricultura e Abastecimento, Luziene Aparecida Lage secretaria de Educação em exercício até hoje. O legislativo representado pelos vereadores Júber Madeira, Júlio Rodrigues, Marcelino Guedes e Rodrigo Diguerê. Também estiveram presentes no palco representantes de instituições e/ou organizações civis, Flávia Pantuza representando a Acita e a Funcesi, Maria das Graças Felipe, a Dona Dada a presidente da Interassociação  dos Amigos de Bairros de Itabira e Marília Braga presidente do pólo econômico da Mulher.

Por Luccas Castro

Foto Destaque: Primeira Dama de Itabira Raquell Guimarães discursa