A Universidade Federal de Ouro Preto redesenhou este ano o seu tradicional Festival de Inverno. A proposta está de acordo com o Plano de Cultura da UFOP, aprovado em 2022.

Um dos reflexos da nova configuração foram as mais de 80 ações propostas pela comunidade acadêmica no edital de prospecção do Festival deste ano, o que permitiu aos organizadores entender a dimensão e a força da produção cultural ufopiana, tendo em vista a necessidade de convergir esforços para fomentar e potencializar os artistas e as produções de qualidade, mesmo diante das restrições orçamentárias das universidades nos últimos seis anos.

A maioria das propostas submetidas são de ações e atividades que valorizam os coletivos culturais e tratam das temáticas de diversidade, como gênero, LGBTQIAPN+, povos originários, quilombolas e movimentos relevantes ligados às pautas feministas, antirracistas e anticapacitistas  pautas urgentes e necessárias à formação cidadã e à educação para a diversidade.

Para evidenciar o compromisso da UFOP com o fortalecimento do campo cultural e artístico nos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a organização do Festival de Inverno UFOP 2023 publicou uma carta à comunidade, explicando a nova proposta do evento.

Leia a carta na íntegra, acessando o link: https://bit.ly/42zdaav

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFOP