As comemorações do aniversário de Carlos Drummond de Andrade, no 2.º Flitabira, começam à zero hora do dia 31 de outubro, segunda-feira, com a “Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond”. Em transmissão simultânea pelas redes do @flitabira e do @cpfsesc. Em uma iniciativa figital inédita, estudantes, escritores, artistas e voluntários vão se alternar em leituras ao vivo e pré-gravadas em dois palcos, com a presença do público assistindo: no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, e no palco do auditório do CPF Sesc, em São Paulo. O presidente do Festival, Afonso Borges, vai comandar em Itabira, e o curador Tom Farias, em São Paulo.

E serão aceitos voluntários para ler os poemas para o mundo inteiro.

Para quem estiver em Itabira e quiser fazer a leitura presencial, é só passar um e-mail para flitabira@flitabira.com.br e se inscrever.

Para o pessoal de São Paulo, basta teclar este link e se inscrever. Ou aqui: https://bit.ly/3TsOMn9

O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, parceria com o Sesc SP e apoio da Prefeitura Municipal de Itabira.

 Sobre o Flitabira

Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira chega à sua segunda edição em 2022, celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. O Festival tem início justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro – e segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Serviço:

II Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira

31 de outubro a 6 de novembro

Local: atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira) e do CPF Sesc (@cpfsesc)

Mais informações no website www.flitabira.com.br