O novo grande festival de música de São Paulo, “The Town”, que acontece nos dias 2,3,7,9 e 10 de Setembro deste ano, está sendo desenvolvido com a parceria da mineradora de mais de 120 anos Gerdau, empresa que opera em cidades mineiras como Ouro Preto, Ouro Branco, Barão de Cocais e Divinópolis.

Em um evento em São Paulo na última terça-feira, 30/05, a Gerdau e a Rock World, promotora dos Rock in Rio, The Town e Rock in Rio Lisboa, receberam jornalistas e convidados para anunciar oficialmente a parceria entre a mineradora e a produtora no novo projeto. Na ocasião, a cantora Iza, atualmente jurada do The Voice Kids, foi nomeada embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town, o novo festival de música, arte e cultura de São Paulo, com ingressos de pelo menos três datas já esgotados. Iza se apresentará no festival dia 10 de setembro.

No fim do evento, a cantora Iza performou ao lado Orquestra da Sucata, um projeto social de grupo apoiado pela Gerdau. A Orquestra de Sucata é uma iniciativa que, desde 2015, une música e reciclagem, envolvendo crianças e jovens em uma atmosfera cultural em que busca refletir sobre as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade.

Com seus instrumentos feitos de sucata e materiais recicláveis, a Orquestra desenvolve músicas autorais cantadas e instrumentais, trazendo em suas melodias a importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente.

Gerdau e Rock World

A parceria repete a do Rock in Rio 2022, em que a Gerdau forneceu aproximadamente 200 toneladas de aço para a construção da estrutura do Palco Mundo, entretanto dessa vez serão utilizadas mais de 300 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável para moldar estruturas fixas e temporárias, incluindo equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O mesmo aço que tem um papel essencial na geração de empregos e renda e faz parte das soluções aos desafios de construção, mobilidade e sustentabilidade do mundo também estará presente em um dos espaços mais simbólicos da capital paulista, o Autódromo de Interlagos”, explica o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, Gustavo Werneck.

Buscando promover desenvolvimento e transformação social, as empresas também fizeram uma parceria com a Gerando Falcões, ONG que desenvolve projetos de transformação social nas favelas com intuito de garantir empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda entre os moradores.

Durante o evento foi lançado o chaveiro Gerdau e Gerando Falcões, um produto social que será vendido durante o festival The Town. Produzido a partir de aço Gerdau 100% reciclável, o chaveiro representa a Favela do Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo. Toda a renda gerada a partir da sua venda será revertida para projetos de desenvolvimento da comunidade. 

“O Favela 3D tem como prioridade levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil, promovendo a transformação total do território, e é um grande orgulho para nós receber o apoio de Gerdau e The Town para a superação da pobreza na Favela Haiti”, explica Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.

Na coletiva de imprensa temas como inclusão social, desigualdade racial e econômica foram levantados, como por exemplo, se o Festival pensa em desenvolver projetos de promoção de novos artistas, assim como em parcerias vem investindo em reformas e ações de desenvolvimento econômico. Luis Justo executivo da Rock World disse que “o festival a cada edição vai se aprimorando, trazendo novas experiências e conteúdos, e trazendo o exemplo do histórico do Rock in Rio, recentemente dentro desse olhar, desse recorte importantíssimo, fomos aumentando o número de palcos, como o Palco Favela que entende esse espaço da periferia como potência, em que a curadoria procura por qualidade musical assim como é feito no palco mundo, e no The Town sim, a ideia é cada vez mais trazer e apresentar novos conteúdos. A gente já tem um palco focado em música urbana que tem muitos artistas da periferia mais consagrados e outros num processo de ascensão, mas acredito que a ideia sempre será, por uma filosofia de projeto e por necessidade estratégica,  da gente ter esse olhar de cada vez mais de utilizar essa ferramenta para desenvolvimento de novos talentos, e não só especificamente apenas um estilo musical mainstream (convencional).”

Minas Gerais 

CEO da Gerdau, Gustavo Werneck

O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, concedeu entrevista aos jornalistas mineiros após o evento e respondeu a pergunta que muitos dos enviados da imprensa de Minas em geral fizeram durante a coletiva: existem planos para realização de algum festival em Minas Gerais?  Para essa questão o executivo disse que “eu como mineiro gostaria muito de ver, e que se a Gerdau puder ajudar no futuro ou puder contribuir pra gente ter em Minas Gerais um festival como esse tenho certeza de que a gente vai estar lá.”

Já o CEO da Rock World, Luis Justo, executivo responsável pelos festivais de música disse que “Minas Gerais, Belo Horizonte são lugares que estão em nossos corações, super presentes nos nossos festivais seja através da audiência, seja através de bandas, nossos queridos Jota Quest são nossos parceiros de longa data… pro nosso planejamento, é um projeto de muito longo prazo para cada festival então a gente não tem neste momento aqui no Brasil além do Rock in Rio e The Town (Rio e São Paulo), mas como eu brinco nunca se sabe né, no futuro, Belo Horizonte que já recebe outros grandes eventos e a gente entende que na cidade não falta nada pra que aconteça.” 

Por Luccas Castro

Foto destaque: Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, a cantora IZA e à direita Luis Justo, CEO da Rock World

Fotos: BS Fotografi