Celebrações gratuitas acontecem até o dia 15 de outubro, incluindo homenagens ao ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia, à Cornélio Pena , além da 1° Mostra de Arte Pública (Mapa)
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário abriu com maestria as comemorações dos 175 anos de Itabira. Guiada pelo ritmo das Guardas de Marujos, a festa aconteceu no sábado (7), no Largo do Batistinha e também na Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Vários fiéis se reuniram para comemorar em nome da padroeira da cidade e manter firme a tradição movida pela fé.
Rosângela Batista, vice-presidente da Associação de Congadas de Itabira, esteve presente durante o cortejo de quase dez grupos de marujeiros feito pela cidade e destacou que foi muito importante comemorar o aniversário da cidade juntamente com a Festa de Nossa Senhora do Rosário. “É uma maneira de resgatar a autoestima do nosso povo, uma luta constante que temos. É uma energia e um amor muito grande que envolve tudo isso”, relatou.
O mesmo sentimento de gratidão também tomou conta do Encontro de Bandas de Itabira, em comemoração aos 160 da Banda Euterpe Itabirana, neste domingo (8). Dando continuidade as festividades que fazem parte da história do município, o evento contou com a participação de mais de dez bandas de diferentes cidades da região.
Na oportunidade, o prefeito Marco Antônio Lage, homenageou em especial a Banda Euterpe Itabirana pelos anos de dedicação à música. Segundo ele, a cultura de bandas, além de fazer parte das raízes mineiras, é essencial na formação cidadã.
“A banda é um patrimônio da cidade e o governo tem estimulado para que as bandas se fortaleçam. A nossa proposta é que as bandas tenham suas próprias escolas de música em parceria com a Prefeitura para que as novas gerações possam estudar música e tenham contato com essa arte tão magnífica”, afirmou.
Amanhã (9), data em que comemora- se os 175 anos de emancipação política do município, a festa começa cedo, a partir das 8h com a Corrida do Rosário. Em seguida, às 14h30, será inaugurado o busto em homenagem ao centenário do ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia.
Ainda, neste dia, acontece a inauguração do espaço que homenageia Cornélio Pena; missa em comemoração aos 175 anos de Itabira; Culto religioso na Igreja Assembleia de Deus, abertura da exposição “Ita-bira: pedaços do tempo” e show com artistas itabiranos. Toda a programação é gratuita.
Mapa, festival inédito, estará nos 175 anos de Itabira
Também fará parte da programação de aniversário, atrações da Mostra de Arte Pública (Mapa). O festival, inédito na cidade, visa criar um circuito de arte urbana e contará com a participação de artistas renomados como a itabirana Raquel Bolinho, criadora do personagem que ganhou as ruas de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, além de Eduardo Kobra, Zéh Palito, Mag Magela e o italiano Millo.
No dia 10, às 17h30 está programada a inauguração de uma escultura inédita, de 3,5 metros de altura com Raquel Bolinho, na Praça da EEMZA e às 18h30, instalação Canto Mineral de Carlos Bracher na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
As ações do Mapa são gratuitas e seguem até o dia 15 de outubro. Confira toda a programação abaixo e também nas redes oficiais da Prefeitura de Itabira.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabira