A vacinação contra a Covid-19 avança uma faixa etária a partir desta sexta-feira (26). Idosos com idade acima de 88 anos poderão ir ao Drive Thru organizado no estacionamento da Funcesi para receber a imunização. As aplicações ocorrem entre 9h e 16h30. Aqueles que não tiverem condições de irem até a estrutura podem entrar em contato com o PSF mais próximo ou diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones 3839-2680 e 3839-2600 para agendar o atendimento domiciliar.
Até então, a vacinação de idosos se restringia à faixa etária de 89 anos. A partir de sexta, um novo percentual passa a ser imunizado. No Drive Thru, é necessário apresentar comprovante de endereço, cartão do SUS ou CPF e documento de identidade.
O avanço por etapas se dá por causa da disponibilidade de vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda novo envio de doses por parte do Governo de Minas Gerais para alcançar os idosos em larga escala. Nesta quarta-feira (24) chegaram 357,4 mil novas doses no estado e a previsão é de que os imunizantes cheguem à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira nos próximos dias.
Até a terça-feira, segundo o “Vacinômetro” da Prefeitura de Itabira, 4 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já haviam sido aplicadas no município, entre primeira e segunda doses. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, aplicadores, residentes e funcionários de instituições de longa permanência e residência para jovens em vulnerabilidade e idosos.
Profissionais de saúde
Enquanto organiza a vacinação para os idosos, a Secretaria Municipal de Saúde também volta atenção para os profissionais de saúde da rede privada que ainda não foram imunizados. Foi aberto, nesta quarta-feira, cadastramento, via formulário on-line (CLIQUE AQUI!), para que os responsáveis por estabelecimentos como clínicas e/ou consultórios cadastrem os trabalhadores de saúde. Será necessário informar o número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), entre outros dados (número do registro nos conselhos de classe, local de trabalho, etc).
Só poderão ser imunizados os profissionais de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles: clínicas, consultórios, laboratórios e drogarias. A ação compreende profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, nutricionistas, psicólogos e seus respectivos técnicos e auxiliares (auxiliar de saúde bucal, técnico de saúde bucal, técnico de enfermagem) bem como recepcionistas e pessoal da limpeza.
Após a verificação do CNES e confirmação dos dados cadastrados no DataSUS, a Secretaria de Saúde irá entrar em contato por e-mail com o responsável para informar sobre vacinação. Quem tiver problemas com o cadastro do CNES deve entrar em contato com o setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3839-2607.