A Secretaria Municipal de Saúde inicia, hoje, quarta-feira (9), a vacinação contra Covid-19 de professores e demais trabalhadores da Educação das redes públicas e particular. A imunização será dividida por etapas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Os primeiros públicos serão os profissionais que lidam com a educação infantil.

Os professores serão imunizados com doses da AstraZeneca. Ao todo, segundo cálculos da Secretaria Municipal de Educação, toda a etapa de vacinação dos profissionais da área envolverá cerca de 2,5 mil pessoas, entre profissionais das redes municipal, estadual e privada, da educação infantil ao ensino superior.

A vacinação dos profissionais da Educação será nos drive-thrus da Prefeitura e da Funcesi, de 9h às 16h, obedecendo à seguinte escala:

– Quarta-feira (9): vacinação de trabalhadores da educação infantil e creches da rede pública;
– Quinta-feira (10): vacinação de trabalhadores da educação infantil e creches da rede pública;
– Sexta-feira (11): vacinação de trabalhadores da educação infantil da rede particular.

Na rede municipal há 8 anos, Dinalva Zerefino é monitora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Stella Lage Rosa, no bairro Água Fresca. Com dedicação, ela cuida das crianças na creche e não vê a hora de retornar às aulas. A professora se emocionou ao receber a primeira dose da vacina, no momento em que as escolas estão se preparando para o retorno. “A gente fica muito feliz porque a vacina é uma segurança. Os pais estão ansiosos para o retorno das aulas, para que os alunos possam retornar às atividades, principalmente com a interação”, disse Dinalva.

O prefeito Marco Antônio Lage exaltou o momento e disse que a imunização que agora se inicia permite enxergar o horizonte da reabertura das escolas para as aulas presenciais. “A educação é uma prioridade do nosso governo e retornar às salas de aula com segurança foi uma diretriz que impus desde o início. Ver um professor se vacinar é simbólico, pois traz essa esperança de que estamos conquistando um lugar melhor em meio a toda essa tristeza que é a pandemia”, declarou.

O profissional a ser vacinado deverá apresentar o contracheque de maio ou junho deste ano e a declaração da instituição de ensino em que trabalha. A declaração ficará retida no ato da vacinação.

As doses para a vacinação de professores foram recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (7). Foram entregues 3,4 mil doses da AstraZeneca, sendo 3.031 doses para o público com comorbidades e 365 para trabalhadores da educação.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabira