O jornalista e escritor Laurentino Gomes lançou o livro “Escravidão III”, com noite de autógrafos na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto”, no último sábado. Escravidão III, volume que fecha a trilogia Escravidão e que traz muito da história negra mineira e ouro-pretana.

Paranaense de Maringá e sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes é autor dos livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João para o Rio de Janeiro (eleito Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras); 1822, sobre a Independência do Brasil; e 1889, sobre a Proclamação da República, além de O caminho do peregrino, em coautoria com Osmar Luduvico da Silva – todos publicados pela Globo Livros. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é titular da cadeira de número dezoito da Academia Paranaense de Letras.

O evento fez parte da programação do Festival de Inverno da UFOP 2022, que traz como tema “Encontros”, a programação também incluiu atividades em João Monlevade. A presença de Laurentino foi um momento de encontrar a verdadeira história dos negros da antiga Vila Rica, por séculos ocultas nas páginas da história oficial.

Imagem: O RodaViva (TV Cultura) da semana passada recebeu o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor de obras de sucesso como “1808”, “1822” e “1889 – Reprodução Youtube

REALIZAÇÃO Coletivo OuTro Preto, Livraria São José, UNEGRO, AMIREI, COMPIR, NEABI/UFOP DIRETORIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL de Ouro Preto
Parceiros: Festival de Inverno da UFOP, Tv UFOP, Rádio UFOP Educativa
APOIO: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, UFOP, AMO-Associçao das Minas De Ouro Preto
Divulgação: Coletivos Negros e Diretoria de Promoção da Igualdade Racial/PMOP