Por Ana Jorge

Algumas memórias  nesse dia voltam para Itabiranos que nasceram  de famílias que aqui  chegaram. Meu pai, Antônio Jorge, que marcou época pelo seu trabalho já naquele tempo, como excelente mecânico. Lembro-me da primeira vez ainda bem criança quando fomos levados ao pico do CAUÊ, diziam que de lá avistava-se ao longe Belo Horizonte, tamanha a magnitude de nosso CAUÊ. Lembro-me também que nós filhos de operários tínhamos livre acesso ao trabalho de nossos pais, era só falar com Sr.José Caetano e entrávamos correndo. 

Vimos muitos caminhões  imensos serem montados, participávamos da vida da Empresa.Como bem disse nosso Prefeito Marco Antônio Lage,” CVRD FILHA PRIMOGÊNITA DE ITABIRA DO MATO DENTRO.”

Para nós Itabiranos nascidos no Pé  de Pombo, nome dado aos filhos dos empregados da CVRD, que tinham os pés vermelhos de andar descalços no minério de ferro , é  muito importante saber que não podemos perder parte de nossa história.

A PRIMOGÊNITA mudou de nome, mas não  muda para ELA o compromisso com sua origem. Itabira é toda Minério de ferro. “Noventa por cento de ferro nas calçadas . Oitenta por cento de ferro nas  Almas” (CDA).

               PARABÉNS  CVRD!!!