Brasília – Os municípios mineradores com gestão destacada em oito áreas foram premiados hoje (7 de junho), em solenidade realizada no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME). Os representantes das cidades mineradoras receberam o Prêmio Municípios Mineradores 2022. Canaã dos Carajás (PA) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) ganharam dois prêmios cada, sendo que São Gonçalo ainda recebeu ainda Menção Honrosa por ser finalista em seis das oito categorias. Itabira recebeu o prêmio de melhor gestão entre todas as cidades mineradoras do Brasil e Catas Altas o prêmio por melhor Desenvolvimento Econômico.
Esta 1ª edição do prêmio foi organizada em parceria pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Agenda Pública, com idealização e apoio do MME. A iniciativa busca reconhecer o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração.
Conheça os vencedores em cada categoria:
Saúde: Canaã dos Carajás (PA)
Educação: Alto Horizonte (GO)
Proteção Social: São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Meio Ambiente: São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Infraestrutura: Canaã dos Carajás (PA)
Finanças Públicas: Ouvidor (GO)
Desenvolvimento Econômico: Catas Altas (MG)
Gestão: Itabira (MG)
O ministro do MME, Adolfo Sachsida, e o do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participaram, assim como o titular da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias Mesquita, o diretor da Agenda Pública, Sergio Andrade, além da representante do comitê avaliador, Maria Amélia Sanches.
São 24 práticas finalistas, avaliadas pela Agenda Pública, a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Foram comparados os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil. As finalistas também foram validadas pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às oito premiações, uma para cada categoria de política pública.
Fonte: Assessoria IBRAM e Prefeituras de Itabira e Catas Altas