Nessa terça-feira, 7 de maio, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Única de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, promoveu a ação educacional do projeto “60+ Revelando direitos e desarmando golpes”. A ação contou com o apoio do Procon-MG. O órgão de defesa do consumidor ainda ministrou, na mesma data, palestra sobre o tema na capital.

Em Barão de Cocais, o evento ocorreu na Associação dos Colaboradores da Gerdau (ACG), no centro da cidade. Na oportunidade, os participantes receberam informações sobre educação financeira e estratégias para se proteger de golpistas, evitando armadilhas no mercado financeiro que podem comprometer a renda familiar. Os idosos tiveram suas dúvidas esclarecidas e receberam a cartilha “Empréstimo consignado – guia para não cair em ciladas”.

Já em Belo Horizonte, a ação educativa ocorreu no cinema do Sesc Palladium, contado com a presença de 80 idosos integrantes do Programa Sesc +60. O público, interessado e participativo, recebeu informações e dicas para prevenção de golpes, práticas infracionais e o que fazer se for vítima. Os presentes também receberam uma cartilha do projeto contendo as informações abordadas.

Multiplicadores do projeto

O Procon-MG usa a tecnologia para levar o projeto educacional “60+: revelando direitos, desarmando golpes” para o interior de Minas. Os interessados em ministrar a palestra na sua cidade podem se tornar multiplicadores da iniciativa

Para saber mais, basta entrar em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG pelo e-mail: eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones: (31) 3768-1633/ 3768- 1695/ 3768- 1697.

O Procon-MG ressalta que os idosos são frequentemente alvos vulneráveis de criminosos que usam a tecnologia para praticar crimes virtuais, motivo pelo qual a ONU estabelece como uma prioridade global fornecer informações e apoio para protegê-los.

Aqui estão algumas dicas de segurança do Procon-MG para o público 60+:

– Nunca forneça dados bancários a estranhos

– Não forneça ou confirme dados pessoais por mensagens ou telefone

– Não abra mensagens ou e-mails de desconhecidos

– Não guarde a senha junto com o cartão

– Ao digitar a senha no caixa eletrônico, fique perto do visor, para que ninguém a veja

– Não aceite a ajuda de desconhecidos em agências bancárias

– Caso não se sinta seguro, dirija-se ao caixa convencional

Fonte: Assessoria MPMG