Pacientes de Itabira e região que necessitarem dos exames de tomografia contarão, a partir de agora, com um moderno equipamento no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A apresentação do tomógrafo ocorreu na manhã desta sexta-feira (9). A instituição hospitalar é vinculada à Prefeitura e administrada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Entre os presentes, estavam o vice-prefeito e médico Marco Antônio Gomes; a secretária municipal de Saúde, Luciana Carmem Sampaio; o diretor-presidente da FSFX, Salvador Prado Júnior; o diretor de hospitais da FSFX, Mauro Oscar Soares de Souza Lima; e a diretora técnica do HMCC, Andrea Maria de Assis Cabral.
O tomógrafo computadorizado foi adquirido pelo Município pelo valor de R$ 1.137.000,00, com recursos do Ministério da Saúde, e entregue ao HMCC em 30 de dezembro do ano passado. Ele é capaz de produzir imagens em alta resolução com mais rapidez, já que são geradas 12 imagens por segundo. Com a agilidade do exame, os pacientes ficam menos tempo expostos à radiação. Também será possível gerar imagens em três dimensões (3D). Terá capacidade de realizar até 72 exames por dia, chegando a 2.160 tomografias/mês.
As obras para adequação da sala e instalação do novo equipamento começaram em março deste ano e concluídas no mês passado, representando um investimento da Prefeitura de R$ 287.733,37. Houve troca de piso, instalação de forro e pintura; instalação de esquadrias e canaletas; execução de blindagem radiológica realizada por um físico; instalações hidrossanitárias e elétricas, sistema de climatização com controle de umidade e rede de gases medicinais.
Segundo o médico responsável pelo setor de Radiologia do HMCC, André Gustavo Bomfá Miranda, o novo aparelho é de última geração e consegue fazer qualquer tipo de exame em um tempo muito rápido: o de tórax, por exemplo, fica pronto em dez segundos. “Toda a população ganha, principalmente nesta época de pandemia, pois auxiliará na identificação da Covid-19. Também poderá ser utilizado para exames de angiotomografia, para ver se há tromboses nas artérias pulmonares ou nas demais veias do corpo. Teremos condições de trazer resultados, tanto para a população quanto para o médico trabalhar, infinitamente melhores. Não estamos falando apenas em reabilitação de pacientes e diagnósticos precisos, mas também em prevenção de doenças”, ressaltou.
Mauro Lima comentou que “o hospital é uma construção; quem entrega os serviços são as pessoas que estão aqui e precisam de ferramentas. Um dos equipamentos importantes para se colocar em um hospital é justamente o tomógrafo: sem ele, o hospital fica incompleto. O outro estava depreciado e não tinha mais manutenção. É importante ter esse alinhamento tecnológico no hospital, além de se ter pessoas capacitadas”.
Luciana Sampaio informou que o tomógrafo será utilizado por pacientes de Itabira e de cidades da microrregião. “Este equipamento tornará mais célere a linha de cuidados instaurada no hospital. Os resultados assistenciais para os pacientes serão bem melhores e mais rápidos. A Prefeitura de Itabira é muito preocupada em trazer saúde para nossos cidadãos”, afirmou.
Marco Antônio Gomes destacou que “estamos em uma época em que a tecnologia é importante. Há 34 anos, havia o equipamento raio-X, que hoje nem se compara a um tomógrafo que oferece muito mais recursos ao médico. O paciente também ganha na agilidade do tratamento e no diagnóstico correto. O investimento demonstra a disponibilidade do prefeito Marco Antônio Lage em melhorar a saúde no município. Este é um hospital do município, é um investimento que fica, atendendo não somente os pacientes que estão internados, mas a população de forma geral”.