Palácio da Liberdade, inaugurado em 1898, foi residência de governadores e sede administrativa do Estado. Por ali, circularam importantes figuras políticas da história do país. Agora, o espaço ganha mais um capítulo, com convidados ilustres.

Os sambistas mineiros tomam conta do lugar, durante o carnaval, tornando o local mais um espaço de folia. O “Palácio do Samba”, como foi batizado, é promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência, em uma parceria com a Casulo Cultura e patrocínio da Gasmig.

Música e sabores mineiros garantem a festa entre os dias 10 a 13/2, das 12h às 21h. O evento, gratuito, integra a programação do Carnaval da Liberdade, do Governo de Minas.

Mestre Conga é um dos homenageados no evento. Ele e outros ícones da Velha Guarda do Samba mineiro marcam presença no Palácio do Samba, que conta com quatro dias de rodas de samba e shows. Artistas de outras gerações também participam da festa, como Nonato do Samba e Fabinho do Terreiro.

Nesse espaço, tem lugar de honra para elas. São dez mulheres que sobem juntas no palco e soltam a voz. Sambistas do interior de Minas Gerais participam da festa e mostram a ginga que tem em todo território mineiro.

As rodas de samba começam às 16h. Já o palco é aberto para os shows às 19h. A programação ainda traz apresentações artísticas de baianas, mestres-sala, portas-bandeira e passistas das escolas de samba de Belo Horizonte.

Para quem está longe, a festa chega na tela da TV. A Rede Minas, que também é anfitriã da folia, mostra o Palácio do Samba na telinha. O estúdio da emissora pública mineira muda de endereço. Direto do Palácio da Liberdade, as equipes mostram as apresentações no local, conversam com os artistas e foliões e ainda dão um giro pelo carnaval em Minas Gerais.

Toda essa programação especial pode ser conferida do dia 10 a 12/2, das 16h às 20h. Já na terça (13/2), a programação traz, ao vivo, o Palácio do Samba, de 16h às 19h, e, em seguida, o desfile das escolas de samba, do Grupo Especial de Belo Horizonte, em uma parceria com a Belotur.

O público também pode acompanhar pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

O registro do evento também vai para as redes sociais da emissora. Confira os melhores momentos pelo Facebook e Instagram.

Já a Rádio Inconfidência vai fazer a cobertura jornalística, com flashes ao vivo, além de ações, como distribuição de copos, para marcar os 45 anos da emissora. Para ouvir pela internet, acesse www.inconfidencia.com.br.

Gastronomia

Além da música, a folia ganha o sabor do projeto do Circuito Gastronômico de Favelas. Com panelas e tachos nas mãos, chefs da periferia temperam a festa com delícias da cozinha mineira e de outras regiões do Brasil, das 12h às 21h, nos quatro dias do Palácio do Samba.

Ao todo, oito cozinheiros estarão presentes com seus pratos no evento: “Feijoada Senzala”, receita elaborada pela Dirce, do Alto Vera Cruz; “Lanceta”, feito pela Lora, do Barreiro; “Língua Recheada com Arroz do Campo e Banana Chips”, preparação da Lia, da Barragem Santa Lúcia; “Pastel Trem de Minas”, criação do Diones, do Barreiro; “Frango com pó de quiabo”, elaborado pela Wanusa, do Morro do Papagaio; “Peixe frito” do Isaías, da Vila Conceição; “Bombons e tortas diversas”, da Alê Lucia, da Vila Aparecida; e o “Embolado Berrante”, da Marlene, do Taquaril.

Confira a programação completa do Palácio do Samba no Carnaval 2024 neste link.

Fonte: Agência Minas

Foto: Cristiano Machado – Imprensa MG