Na última terça-feira a secretaria de saúde municipal de Itabira recebeu as primeiras doses do imunizante contra o covid-19 e a distribuição para os municípios que integram a regional foi imediatamente iniciada. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu do Ministério da Saúde 577.480 doses da vacina da CoronaVac, o que, abatida a reserva técnica, equivale a 275.088 pessoas a serem vacinadas – 2 doses para cada.


As doses foram distribuídas aos 853 municípios mineiros conforme critérios do Programa Nacional de Imunização (PNl), coordenação competente dentro do Ministério da Saúde, a quem é atribuída a definição dos grupos prioritários.
A quantidade de doses para cada município foi feita de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais, nos sistemas de informações federais. São eles: Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), Cadastro Nacional da Assistência Social (CadSUAS) e o Departamento de Saúde Indígena – Desai.

A regional de Itabira recebeu 8907 doses ao todo segundo a planilha disponibilizada pela SES-MG, das quais distribui entre 23 municípios incluindo Itabira. A regional atendeu: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto e Senhora do Porto.

O município de Passabém recebeu 20 doses da Coronavac e iniciou a primeira fase da imunização dos profissionais de saúde do município na última quarta-feira (20), envolvidos diretamente na atenção dos casos suspeitos ou confirmados de covid-19. A enfermeira Maria Vieira foi uma das primeiras a ser imunizada na cidade que possui 1633 habitantes estimados pelo IBGE em 2020.

Segundo Maria, ela se “sentiu muito emocionada ao ser imunizada e que espera que todos sejam vacinados para podermos viver sem medo, sem dor, sem angústia.”

As prefeituras salientam a importância de se manter cuidados essenciais para evitar contaminações pelo vírus covid-19 e assim não sobrecarregar o sistema de saúde regional.

Por Luccas Castro com apoio das Assessorias da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Passabém e Itabira

Fotos: A secretária municipal de Saúde de Itabira, Eliana Horta, recebeu as primeiras doses da Coronavac – Assessoria de Comunicação de Itabira

Foto: Gabriela Técnica responsável pelas aplicações aplica a primeira dose da vacina na enfermeira Maria Vieira – Assessoria de Comunicação de Passabém