Itabira – Os deputados Padre João e Leleco Pimentel estiveram em Itabira na manhã deste sábado, para acompanhar a conclusão do curso “Plantas medicinais e homeopatia agroecológica”, uma parceria da Universidade Federal de Viçosa com o mandato Juntos pra Servir. São 16 turmas no estado.
Padre João disse que sua irmã foi curada de uma xistose na coluna, tratada com chá e ao fazer os exames, descobriu que a doença havia sido vencida. Ele é um defensor da homeopatia e conhecer das plantas medicinais.
Leleco Pimentel destacou que são “16 turmas com essa parada espalhadas em Minas Gerais, não é qualquer mandato que assume essa tarefa à luta, porque primeiro trata-se do cuidado com a vida, vida em primeiro lugar. Segundo todas as formas de resistência nesta vida ante as ameaças que atacam de morte. São claramente os agrotóxicos. Os mesmo que produzem agrotóxicos, são os mesmo que querem nos vender remédios para a cura do cancer”.
Segundo Raphael Jonas Cypriano, que ministra o curso, “é uma iniciativa para popularizar tanto a ciência da das plantas medicinais, a fitoterapia, como da homeopatia, tanto para parte humana como para parte de plantas, animais, solos, águas, ambientes”.
Em Itabira a turma tem 25 participantes, a conclusão do curso é neste domingo, 9/02, as aulas começaram em junho. Foram 5 encontros aos sábados e domingos, sendo sábado o dia inteiro e o domingo até a hora do almoço.
Raphael explicou que foram trabalhadas a ciência do homeopatia que “historicamente vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa, em cursos de extensão universitária. Então nesse caso, esse curso é uma parceria do deputado Padre João e do deputado estadual Leleco, junto com a Universidade Federal de Viçosa e a Fiocruz que são as 2 organizações tocando o projeto, tanto em questões relacionadas à parte financeira um pouco mais a fiocruz e a parte pedagógica, que pega UFV […] Aqui em Itabira é uma dessas turmas, em que a gente está concluindo o trabalho amanhã com os trabalhos de conclusão de curso, com as experiências práticas de uso de homeopatia medicinais pelos estudantes”.
Rafael explicou também que a homeopatia dá uma autonomia para a população de tratar seus adoecimentos físicos e até psíquicos, bem como tratar as pessoas ao seu redor, suas filhas, marido, amigos é e tratar também seus animais, suas plantas, e seu ambiente agrícola, como o solo. Por exemplo, na aula de hoje (8/02) trabalhamos o tratamento das águas”.
Para Raphael Jonas a homeopatia “é uma ferramenta libertária que faz um resgate histórico, ao longo da história da humanidade as pessoas tratavam mais com plantas medicinais com homeopatia que chegou no Brasil há 180 anos, que não só para liberta desse uso exacerbado de medicamentos alopáticos, químicos né, que tem feito tem sido muito estressante pro ser humano, pro corpo human,o gera muito efeitos colaterais, mas também de ser uma ferramenta libertária, é uma ferramenta barata efetiva, simples popular reconhecida pelo por legislações tanto do Brasil, como da OMS”.
Celia Regina fez uso homeopatia para cuidar da sua saúde, é uma das alunas do curso. ela explicou que superou há 14 anos um câncer de mama e que a homeopatia foi importante para sua recuperação. “Eu fiz muitos tratamentos médicos e com homeopatia, então através desse curso, me aperfeiçoei, eu me encontrei e eu aprendi coisas que eu posso passar para as pessoas também estão necessitando. Então a homeopatia é muito importante. Conheci muitas coisas eu ainda não conhecia. Tenho o sonho que é multiplicar não ficar só para mim, eu sei a importância que é. No meu tratamento, que hoje já faz 14 anos, eu passei por tratamento 4 vezes e eu tenho certeza, que a homeopatia me ajudou muito”.





Por Marcelino Castro
Para o Jornal Ô Mineiro