Barão de Cocais- A Vale informou por meio de sua assessoria, na noite desta sexta-feira, 18/06, que a barragem Sul Inferior, da mina de Gongo Soco, teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1. A mudança, que atesta o aumento da segurança e da estabilidade da estrutura, é resultado de obras corretivas no talude, realizadas pela Vale nos últimos meses. As melhorias foram acompanhadas e atestadas pela consultoria técnica responsável, tendo como referência normas internacionais.
A redução do nível de emergência foi protocolada junto aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, e reportada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à assessoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Apesar do aumento de segurança, as famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS) que foram removidas permanecerão realocadas preventivamente até que seja concluído o processo de descaracterização da Sul Superior, localizada na proximidade.
A Sul Inferior é uma barragem de contenção de água e sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros. A barragem Sul Inferior é monitorada 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale continuará realizando atividades de manutenção e adequação para que os indicadores sigam os parâmetros mais conservadores estabelecidos pelas consultorias técnicas especializadas, tendo como foco na segurança das pessoas que trabalham e vivem no entorno da estrutura.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.