Itabira – O prefeito Marco Antônio Lage se pronunciou na manhã deste sábado, 06/03, sobre as medidas tomadas para conter a propagação do Coronavírus no município, em parceria com os municípios que também dependem de leitos hospitalares em Itabira. O prefeito Marco alertou para a ocupação de leitos de UTI que chegou em 100% no Hospital Nossa Senhora das Dores e 95% no Hospital Municipal Carlos Chagas.
De acordo com Marco Antônio, a população deve estar atenta para o contágio, pois 80% dos casos são assintomáticos, ou seja, a pessoa além de não saber que está com a doença continua transmitindo. O número de óbitos dobrou em 30 dias, e já há indícios de novas variantes da Covid-19 circulando na cidade. O caso destacado pelo prefeito é de uma adolescente de 17 anos entubada no hospital Carlos Chagas. “Chegamos ao momento mais dramático da crise, que vivemos, decidimos antecipar a onda roxa”.
Segundo o prefeito, mesmo se forem abertos mais leitos de UTI na cidade, como foram abertos 10 em janeiro, por ser polo de saúde não suportaria a demanda, desta forma em parceria com 19 municípios da região serão tomadas medidas restritivas, para antecipar a onda roxa. “Essa medida foi importante, tenho que agradecer e parabenizar os prefeitos da região, que participaram conosco nessa frente de batalha de guerra contra a covid 19”.
Serão feitos investimentos na compra de teste para conter a contaminação e isolar os doentes. Sobre leitos de UTI, Marco Antônio informou que serão instalados mais 05, mas que pelo SUS fácil, se houver leitos disponíveis na cidade, deverão ser disponibilizados, hoje há um paciente de Uberlândia internado em Itabira. Para ele a situação demanda atenção da população para que não haja contágio, ressaltando a importância do distanciamento social.
Será enviado projeto de Lei à Câmara para atender a 20 mil famílias em vulnerabilidade social, que receberão recursos para comprar gêneros alimentícios no comércio local. O prefeito anunciou também o serviço de “Telemedicina 24h”, para evitar que pessoas procurem os PSF e o pronto Socorro Municipal e disponibilizou o “Coronafone”, os números são: 98429 -4847, 3839 – 2133 e 3839 – 2510. A prefeitura também disponibilizou telefones para o recebimento de denúncia de descumprimento de medidas sanitárias, tais como aglomerações, os números são 3839 – 2044 e 3839 – 2143 além do 190 da Polícia Militar.
Anexo – Decreto Municipal Nº0523
Por Marcelino de Castro
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Itabira